1
logo Olá visitante, bem-vindo de volta!

PERGUNTAS FREQUENTES

AIRSOFT

Obs.: No final das perguntas segue todo tutorial do procedimento necessário para tirar o CR (Certificado de Registro).

1) O Airsoft é legalizado no Brasil?

Sim, o Airsoft foi legalizado, e considerado arma de pressão, pela Portaria-006 do D-log, expedida em 27 de novembro de 2007 e publicada em fevereiro desse mesmo ano pelo DFPC (Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados), do Exército Brasileiro. Hoje em dia, o comércio das armas de pressão é regulamentado pela Portaria 02 do Co-Log de. A Camuflagem Airsoft é a primeira loja completamente legalizada em todo território nacional.

2) O que é SFPC? E DFPC?

SFPC = Setor de Fiscalização de Produtos Controlados. São postos do Exército Brasileiro responsáveis pelo controle regional dos produtos controlados pelo exército como armas, munições, explosivos, produtos químicos e, também, do Airsoft. Em tese, toda grande cidade tem o seu escritório do SFPC.

DFPC = Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados. É órgão central que regula todas as atividades dos SFPCs, sediado no Quartel General do Exército, em Brasília. É responsável, também, pelas expedições de autorização de importação e pelas regulamentações a respeito dos produtos controlados.

3) Eu preciso ter CR (Certificado de Registro) para comprar?

De acordo com a Portaria-056, o CR (Certificado de Registro) Deixou de ser Obrigatório para comprar armas de pressão por ação de Gás, mola ou elétricas. Os compradores devem apenas comprovar maioridade (18 anos) no ato da compra e enviar RG, CPF e Comprovante de Residência.

4) As armas precisam de registro no SIGMA, ou no SINARM?

De acordo com o R-105 (Decreto Nº 10.030, de 30 de Setembro de 2019), as armas de pressão (inclusive as de Airsoft) não necessitam de registro, porém a loja fica responsável por fazer o controle de saída das armas, registrando cada número de série ao seu comprador em um arquivo físico.

5) Tenho que ser maior de 18 anos para comprar no site?

Você deve ser maior de 18 anos para comprar os produtos dos menus relacionado às armas de pressão e Airsoft! Porém, produtos como uniformes, botas, acessórios, facas, etc podem ser comprados por qualquer usuário cadastrado. Os envios das armas de pressão só serão liberados após envio de cópias autenticadas do RG e CPF e comprovante de endereço, pelos correios ou via e-mail.

6) O que significa Hop Up?

Hop-Up é um sistema desenvolvido no Japão que consiste em uma pequena borracha no interior do sistema da arma que provoca uma rotação na BB durante o disparo. Dessa forma, a BB sofre menos ação da resistência do ar, atingindo uma melhor precisão e alcance! Em todos os modelos vendidos neste site o Hop-Up está presente e além disso é regulável, podendo compensar mais ou menos a ação do vento!

7) O que significam os termos GBB, Springer, AEG, AEP?

GBB = Gás BlowBack à É uma denominação para armas a gás (geralmente pistolas) que possuem o sistema BlowBack. Blowback é o sistema das armas de ação dupla (semi-automáticas) a cada tiro o trilho da arma recua com a expansão do gás já deixando-a pronta para o próximo tiro. Essas armas produzem um tranco característico que proporciona uma ótima sensação de tiro! Springer são armas de mola, funcionam por repetição, ou seja, devem ser armadas manualmente a cada disparo. Têm a vantagem de serem econômicas por não necessitarem de gás para seu funcionamento. São, normalmente pistolas, rifles sniper e escopetas.

AEG = Airsoft Eletric Gun à São os rifles e metralhadoras elétricos, que funcionam através de um motor elétrico acoplado ao pistão de ar. São armas automáticas que disparam vários tiros por minuto. Funcionam com uma bateria que pode ser recarregada na tomada normalmente.

AEP = Airsoft Eletric Pistol à São as pistolas elétricas. Possuem o funcionamento misto entre as AEGs e as GBB. Tem sistema Blowback, porém este não produz o tranco que as armas a gás produzem. Quem procura realismo muitas vezes não opta por uma AEP, pois o carregador dessas armas é bastante reduzido em seu tamanho para que haja espaço para a bateria, que é instalada no "grip" da arma e além disso, na maioria dos modelos um incômodo zumbido de motor elétrico é ouvido a cada disparo.

8) O que vem na caixa das armas?

Depende de cada modelo e fabricante. Leia com atenção as descrições do produto para saber quais items acompanham sua Airsoft.

9) Posso andar com essas armas na rua?

O transporte ostensivo é proibido pela Portaria 02, além de ser extremamente perigoso. Para transportar sua Airsoft para os jogos ou treinos, a arma deve estar sempre na caixa, em um case ou em uma mochila (jamais transporte na cintura, nem muito menos à mostra!). É importante comentar que existem casos na literatura policial pelo mundo afora de pessoas que foram mortas por policiais enquanto portavam armas de Airsoft! Na maioria desses casos o policial que atirou jamais foi considerado culpado pelo engano, é entendido que ele estava cumprindo seu dever quando considerou um risco para ele e para as pessoas na rua aquele cidadão correndo pela rua com a arma na mão.

10) E se eu for parado em uma Blitz, o que eu faço?

Esteja SEMPRE acompanhado da NOTA FISCAL! A nota fiscal é o único documento que comprova a legalidade da arma! Aí, outros documentos, como uma cópia da Portaria-02 (que pode ser encontrada em nosso site), também serão muito úteis no caso de uma abordagem policial, blitz, ou coisas do tipo. A Guia de Tráfego não é obrigatória para armas de pressão, porém ainda há discussões no DFPC sobre a sua necessidade, ou não, no caso do airsoft por ação de gás. Lembre-se que nem todo policial sabe da existência da Portaria-02, portanto, caso seja abordado seja educado, tenha calma e argumente claramente. Você não tem nada a esconder!

11) Onde posso jogar Airsoft? Existem equipes em minha cidade?

Os melhores locais para promover encontros são propriedades particulares relativamente afastadas de centros urbanos, onde é possível ter o máximo de privacidade e segurança. É necessário evitar organizar eventos próximos a áreas residenciais ou comerciais, pois a movimentação anormal pode assustar os vizinhos e gerar problemas ou mal entendidos com as autoridades locais.

Se você deseja ingressar em uma equipe de Airsoft em sua cidade nós podemos te ajudar, na medida do possível. Clientes que desejam fazer amizades com outros clientes terão nosso apoio, basta solicitar. Visite, também o Blog Nação Airsoft e faça parte da maior comunidade de praticantes do Brasil.

ARMA DE FOGO

12) Como eu posso comprar uma Arma de Fogo?

Existem 2 formas para um cidadão comum comprar uma arma legalizada no Brasil:

12.1 – Através da Polícia Federal - Este é o caminho para quem busca uma arma para DEFESA. Os requisitos são:

     - Ser maior de 25 anos;
     - Não possuir antecedentes criminais;
     - Possuir Residência Fixa;
     - Possuir Ocupação Lícita Remunerada;
     - Comprovar capacidade técnica e psicológica;
     - Declarar por escrito a efetiva necessidade, expondo fatos e circunstâncias que justifiquem o pedido.

O primeiro passo é fazer o teste psicológico e depois a avaliação do teste de tiro. A lista de psicólogos e instrutores de tiro credenciados em cada Estado, podemos indicar o mais próximo de sua cidade. Depois deste procedimento, podemos montar o processo de aquisição.

12.2 – Através do Exército - Este é o caminho para quem busca ser um CAC - COLECIONADOR, ATIRADOR ou CAÇADOR, os requisitos são muito parecidos:

     - Ser maior de 25 anos;
     - Não possuir antecedentes criminais;
     - Possuir Residência Fixa;
     - Possuir Ocupação Lícita Remunerada;
     - Comprovar capacidade técnica e psicológica;
     - Estar filiado a uma Federação ou Clube de Tiro e/ou Caça cadastrado no Exército.

Esse é o caminho mais garantido para conseguir o seu direito de comprar uma arma. Na quase totalidade dos clubes, basta estar filiado que eles vão oferecer o serviço de cuidar de toda a burocracia para você.

Como Comprar?

1) Posso pagar parcelado?

Sim, trabalhamos com vários cartões de crédito e você pode fazer o pagamento em até 10x, sendo que até 2x é sem juros! Tudo diretamente pelo site. O sistema é uma opção de pagamento completamente segura, versátil e confiável. Não trabalhamos com parcelamento por cheque. Parcelamento por boleto, o armamento (Airsoft ou Arma de Fogo), será entregue somente após a quitação do total das parcelas.

2) Como será o envio das mercadorias?

O envio das armas (Airsoft - quando por ação de gás ou Arma de Fogo) será feito via serviços de Transportadoras, acompanhada de Guia de Tráfego. Os envios são feitos diariamente com exceção das Sextas-feiras e, a partir daí, o prazo de entrega varia de 3 a 15 dias, dependo da forma de envio escolhida e da cidade de destino.

O que é CR (Certificado de Registro)?

Clique AQUI


Receba promoções e novidades por email

Nos acompanhe


Siga-nos no Instagram: cayan_adventure